domingo, 15 de novembro de 2009

Iogurte


O iogurte é uma ótima fonte de cálcio e pode ser consumido até por quem tem intolerância à lactose
Leite fermentado pela ação de bactérias vivas (lactobacilos e estreptococos), proteínas, glicídios, lipídios, vitaminas e sais minerais (especialmente cálcio). Eis a composição do iogurte, alimento importantíssimo na nossa dieta.
Capaz de renovar os tecidos e combater os radicais livres, ele age contra a produção de células cancerígenas e do colesterol. Também desintoxica o organismo e estimula o bom funcionamento do intestino.
Ora, beneficia até quem pena com a intolerância à lactose (açúcar presente no leite). É assim: pela baixa produção de uma enzima intestinal chamada lactase, o organismo de algumas pessoas não "quebra" as moléculas de lactose. Haja cólicas, gases e diarréia!
"No iogurte, porém, as moléculas já estão quebradas", diz a nutricionista Eliana Murata, de São Paulo. Só se o déficit de lactase for gigante o alimento pode ser prejudicial.
Para a especialista, para suprir nossas necessidades de cálcio e proteínas, o ideal seria consumir de 2 a 3 porções (potes de 150 a 200 ml cada) por dia. Mas nada de exagerar na dose para não perder o apetite e deixar de ingerir outras importantes fontes de nutrientes para o corpo!
Em prol do intestino
Os iogurtes funcionais prometem regular o intestino. E isso ocorre mesmo, desde que o consumo sugerido seja seguido à risca - um copo por dia, regularmente. "Esse produto tem bactérias próprias que se propõem a regularizar o trânsito intestinal", explica Guilherme Pádua Rodrigues, gerente de saúde e nutrição da Danone. O resultado aparece a partir de 24 horas após a ingestão.


Fonte: Dieta dos Pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário