sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Alimentos funcionais e medicamentos

A modernidade trouxe consigo o aumento das doenças crônicas como diabetes, colesterol, obesidade entre outras. Aumenta cada vez mais o número de pessoas doentes e não há escolha de idade, sexo ou classe social. Muitas vezes, essas pessoas têm que fazer uso de remédios para controlar essas doenças.
Atualmente, estamos mais preocupados com a relação entre nossa saúde e os alimentos que consumimos.
Vemos constantemente em jornais, revistas e na televisão, matérias falando sobre os benefícios de ingerir determinados alimentos. Isso porque os avanços científicos permitiram uma melhor compreensão das doenças e do papel dos alimentos no organismo.
Esses são os alimentos funcionais. Eles podem ser alimentos tradicionais onde ficou conhecido algum componente que beneficie o organismo ou ainda alimentos fortificados que busquem reduzir certas doenças em determinados grupos populacionais (como no caso dos biscoitos enriquecidos com vitaminas voltados para as crianças).
Achamos no site da Sociedade Brasileira de Alimentos funcionais, uma tabela que compara o alimento funcional com o medicamento:
Que tal dar uma força para a sua saúde consumindo mais alimentos funcionais?

2 comentários:

  1. Oi linda, passei por aqui, não só pq eh seu trabalho, mas esse blog realmente é bom! beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal...
    Meu filho tem alergia a multiplos alimentos e o leite eh um deles. Eu vivo sendo criativa pra que ele consiga os nutrientes necessarios para se desenvolver. Ele adora salada, uva e maca, gosta de frango e peixe. Ele tem 2 anos e 3 meses mans nunca comeu uma banana... Nao eh alergico, mas nao gosta, ja experimentou algumas vezes mas sempre torce o nariz. Existe outro alimento (fruta?) que seja tao rico em vitaminas como a banada e eu possa encontrar aqui na Oceania?
    Obrigada,

    Beijos

    Flori

    ResponderExcluir