terça-feira, 20 de outubro de 2009

Linhaça!

A linhaça (Linum usitatissimum L.) é a semente do linho, planta pertencente à família das Lináceas, que tem sido cultivada há cerca de 4000 anos nos países mediterrâneos. É uma semente com várias aplicações, podendo ser usada como matéria-prima para produção de óleo e farelo. As sementes também são utilizadas no preparo de pães, bolos e biscoitos ou ainda misturada com alimentos.
Ela é uma poderosa fonte de Ácidos Graxos Essenciais (AGE) - as gorduras fundamentais à saúde que o corpo não consegue produzir sozinho. O Ácido Alfa-Linolênico (ALA), um dos AGE, é conhecido como um precursor dos Ácidos Graxos Ômega-3. Encontrado também nos peixes de água gelada, o Ômega-3 tem sido atualmente aclamado devido à sua utilização na proteção contra doenças cardíacas e no tratamento de muitas enfermidades.
Dentro os benefícios da semente de linhaça, podemos citar:
Auxilia no controle da pressão sanguínea e freqüência cardíaca:
Ajuda no sistema circulatório;
Suporte para o sistema imunológico;
Auxilia na dilatação vascular e coagulação sanguínea;
Ajuda no controle de triglicérides e colesterol.
Auxilia no trânsito intestinal
É simples fazer uso dessa poderosa sementinha, ela pode ser colocada em massas de pães, granolas, iogurtes e até no feijão.
Para utilizá-la mais facilmente, basta comprá-la triturá-la no liquidificador antes de consumir ou já adquirí-la dessa forma!

3 comentários:

  1. aqui eu compro pao com linhaca e outros graos... tao facil ter um intestino feliz! E tao gostoso... rs

    ResponderExcluir
  2. Linhaça é ótima! Inclusive um médico meu estava em processo de tratamento para a esposa engravidar e ele mesmo receitou linhaça para ela. Em alguns meses ela engravidou naturalmente, sem fazer o tratamento.
    Eu tomo a dourada diariamente, acho excelente para o intestino!
    bjs

    ResponderExcluir