sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Vai um brócolis aí?

Há uma lenda em torno dessa horlaliça de sabor levemente adocicado. Muitas pessoas torcem o nariz para a pobrezinha sem jamais terem experimentado-a.
Brócolis fica uma delícia com alho, com arroz, com macarrão alho e óleo, com vários legumes, em tortas.
Essa hortaliça que lembra uma pequena árvore, é rica em vitamina C, pró-vitamina A, fibras, cálcio, ácido fólico, vários antioxidantes, cromo, selênio e potássio.
Adicionalmente, algumas pesquisas já evidenciaram que o consumo desta hortaliça pode combater vários tipos de câncer, além de minimizar os riscos de catarata, reduzir o colesterol sérico e prevenir doenças cardiovasculares. Por apresentar os compostos bioativos já descritos anteriormente, os nutrientes contidos no brócolis podem evitar a formação ou ainda frear o desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. Ele é rico em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação.
Além disso, suas várias substâncias podem ser úteis ao sistema imunológico, prevenção de anemias, regularização do trânsito intestinal, bom funcionamento do sistema nervoso.
Por possuir cromo, pode ser um ótimo aliado aos diabéticos e a quem quer combater a vontade de ingerir doces, visto que esse mineral auxilia a manter os níveis de glicose sanguínea estáveis.
Suas fibras, além de auxiliarem no trânsito intestinal, também ajudam a dar um chega prá lá no colesterol.
O quê? Dá trabalho separar as flores das folhas? Compre o congelado. Ele não perde seus nutrientes e você prepara rapidinho! Só não vale deixá-lo fervendo um tempão: aí sim ele perderá muitos dos seus nutrientes.
E você? Ainda quer motivos para consumir brócolis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário